Beatos Mártires do RN

A incrível multidão de heróis da fé que derramou sue sangue para se manter fiel a Cristo! Homens, mulheres, crianças, famílias inteiras receberam a palma do martírio!...


Cadastre-se e receba nosso informativo:
E-mail: Cadastrar | Remover
Canais
Principal
COMECE AQUI !
Patrocinadores
Santos
ELENCO GERAL
Beato Inácio e Com.
São Roque e Com.
São José de Anchieta
Santa Paulina
Santo Antõnio Galvão
Santos Mártires RN
Beato Eustáquio
Beato Mariano
Beata Albertina
Beatos Manuel e Adílio
Beata Lindalva
Beata Bárbara Maix
Santa Dulce dos Pobres
Beata Nhá Chica
Beata Assunta Marchetti
Beato Pe. Victor
Beato João Schiavo
Beato Donizetti
Beata Benigna Cardoso da Silva
Beata Isabel Cristina
Ven. Teodora Voiron
Ven. Antonieta Farani
Ven. Rodolfo Komorek
Ven. Attilio Giordani
Ven. Ir. Serafina
Ven. Me. Ma. Teresa
Ven. Dom Viçoso
Ven. Marcello Candia
Ven. Pelágio Sauter
Ven. José Marchetti
Ven. Daniel de Samarate
Ven. Frei Damião
Ven. Nelsinho Santana
Ven. Frei Salvador Pinzetta
Ven. Maria dos Anjos
Ven. Maria do Carmo SS.Trind.
Ven. Roberto Giovanni
Ven. Albino Cunha e Silva
Ven. Odete Vidal Cardoso
Ven. Irmã Benigna
Ven. Frei João Pedro de Sexto
Ven. Vítor Coelho
Ven. Frans de Castro
Ven. Aloísio Boing
Ven. Me. Teresa Margarida
Ven. Guido Schäffer
Ven. Antõnio Lustosa
Ven. Frei Alberto Beretta
Ven. Pe. Libério
Outras Biografias
Temas
Papa Bento XVI
Santos do Brasil
Processos de Canonização
Beatificação e Canonização
Comunhão dos Santos
 
E-mail:
Senha:
 
» Santos do Brasil » Teodora
 

- Ven. Teodora Voiron

Venerável Madre Maria Teodora Voiron

(*6/04/1835 - 17/07/1925)

 

religiosa irmã de São José de Chambery

 

Madre Maria Teodora nasceu em Chambéry, França, a 6 de abril de 1835, tendo recebido no batismo o nome de Luiza Josefina. Seus pais, Claude Voiron e Catherine Héritier Voiron, eram muito virtuosos. Sua piedosa mãe lhe imprimiu profundamente, no coração, os princípios da fé, o horror à duplicidade, o amor ao trabalho e a caridade para com os pobres, virtudes que caracterizaram sua vida. Com ela aprendeu as primeiras letras, a costurar e preparar enxovais para as famílias pobres.

Luiza Josefina recebeu a primeira comunhão aos 9 anos, cedo para a época, mas uma exceção feita pelo pároco devido aos seus conhecimentos do catecismo. O bom padre, Cônego Mercier, prevendo sua vocação religiosa, a iniciou na prática da oração diária e autorizou a comunhão freqüente.

Sua mãe faleceu aos 30 anos de idade, três meses após o quinto parto. Luiza tinha 10 anos, e teve que assumir as responsabilidades da casa. Junto com os irmãozinhos foi ajoelhar-se aos pés de Nossa Senhora, suplicando-lhe forças nessa hora tão difícil. A menina se desdobrava entre os estudos, as tarefas domésticas e o cuidado dos irmãos menores.

Após as segundas núpcias do pai, decide ingressar na vida religiosa, mas sofre por ter que deixar seus irmãozinhos, sobretudo a caçula Alexandrina, a quem serviu de mãe. Aos 15 anos, recebeu várias propostas de casamento, mas pediu e obteve a admissão no Noviciado das Irmãs de São José, em sua cidade natal. Iniciou o noviciado aos 17, em outubro de 1852, e no dia 2 de fevereiro seguinte recebeu o hábito e o nome de Irmã Maria Teodora. Aí se distinguiu na prática de todas as virtudes, sobretudo quando se ofereceu para tratar dos doentes, durante a epidemia de cólera morbus em 1854.

No Brasil, Dom Antônio Joaquim de Mello, bispo de São Paulo, ituano, desejava ter um colégio para a educação das famílias paulistas. Em 1958 mandou buscar em Chambéry, algumas irmãs da Congregação de São José, para a fundação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. Após a partida do primeiro grupo de 7 irmãs, Ir. Maria Teodora pressente seu futuro envio, e oferece-se ao Senhor. Ouve claramente suas palavras: “Acolhi teus desejos, o Brasil será teu campo de batalha; lá é que eu quero teu espírito, teu coração, teu corpo!”[1] A irmã enviada como superiora falece de gripe a dois dias da chegada no Rio de Janeiro. As irmãs escrevem para a superiora geral e pedem nova superiora e mais uma irmã. Foi assim que Madre Teodora, contando apenas 23 anos, foi enviada como missionária para o Brasil. A perigosa viagem em veleiro durava cerca de 40 dias. No perigo iminente de um naufrágio, próximo a Cabo Frio, RJ, ela se ofereceu a Deus como vítima para que o navio não afundasse. Após a chegada em Santos, a subida para São Paulo foi feita em liteiras carregadas por mulas! Chegando em Itu, em 1859, assumiu a fundação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, que logo iniciou suas atividades. O bispo inicialmente se espantou com sua aparência tão jovem, e só depois de 4 meses, convencido de suas qualidades como superiora, a confirmou no cargo.

A jovem superiora sofreu nos primeiros anos. Passou por dificuldades financeiras, diversidade de clima, de alimentação, etc., que todas as missionárias conhecem. Seus sofrimentos morais foram muito maiores: a incompreensão e a divergência de opinião entre seus superiores do Brasil e sua superiora da França fizeram surgir dúvidas na Madre Geral. Suportou essas desconfianças com humildade, caridade e prudência verdadeiramente heróicas. Em 1866, viajou à França para dissipar desentendimentos com o governo geral da congregação. Adoeceu na viagem e chegou a Chambery em tal estado, que uma das superioras exclamava que ela parecia um crucifixo! Volta de lá com novas missionárias, entre elas sua irmã de sangue Maria, que também entrou para a congregação. Um dia também seu irmão, Padre Carlos, viria para o Brasil e seria capelão no Colégio do Patrocínio.

Em 1871, o conselho geral da congregação, reunido em Chambery, escolheu Me. Teodora como primeira Superiora Provincial.

Grande foi a obra conduzida por Me. Teodora e suas abnegadas irmãs. Nesse tempo, não havia no Estado de São Paulo internatos para a educação das jovens. Madre Teodora fundou-os na pobreza; depois, pouco a pouco eles vieram a ser os Colégios que deram ao Brasil mulheres fortes, instruídas, bem formadas e profundamente cristãs. Estudavam nos internatos desde pensionistas de famílias abastadas e influentes, até aquelas que nada podiam pagar. A educação era primorosa, exigente. E Madre Teodora tinha um carinho todo especial pelos externatos criados para as crianças pobres: as filhas das escravas, as órfãs. E não só no campo da educação trabalharam as irmãs: foram inúmeras obras como enfermagem em hospitais, asilos para velhos e crianças abandonadas, leprosários.

Entre muitas qualidades, Me. Teodora tinha o dom do conselho. Quem conversava intimamente com ela sentia que adivinhava o que mais convinha no momento. Conhecia os segredos do coração e sabia mitigar as aflições alheias. Atuou 60 anos como superiora, e não poucas vezes suas profecias se realizaram. Certa vez, ao receber novas religiosas chegadas da França, em 1890, entre elas estava Irmã Josefina d’Anunciação Gex, professora de 22 anos. Me. Teodora disse: “Quem sabe se Chambéry não me está enviando, nesta jovem religiosa, uma futura auxiliar, ou quiçá, minha substituta!”[2]. Assim foi. Cerca de 13 anos depois, ela se tornou sua Assistente Provincial, e em 1921, sua sucessora.

Em 1919, festejaram-se os 60 anos de sua chegada ao Brasil e fundação do Colégio do Patrocínio. A Madre disse: “Estão me preparando festas, e Jesus me prepara a cruz”. Antevia os sofrimentos da imobilidade de seus últimos 5 anos de vida. Na sexta-feira santa do ano seguinte sofreu uma queda, e ao recobrar os sentidos disse: “Meu Deus, seja feita a Vossa Vontade”. Havia fraturado o fêmur. A partir daí, a cadeira de rodas foi seu único meio de locomoção.

Em 1921, aos 86 anos, após muita insistência sua, obteve demissão do seu cargo de Provincial. Mergulhou-se então no silêncio e na humildade, unindo seus sofrimentos aos de Nosso Senhor. A 17 de julho de 1925 morreu piedosamente, confortada com os sacramentos.

 

 

Oração

Para pedir a beatificação da

Madre Maria Teodora

 

“Senhor, ajuda-nos a viver nossa vocação batismal e missionária. Na trilha de Madre Maria Teodora Voiron ajuda-nos a ser  presença do “grande amor de Deus” na família, na Igreja e no mundo.

Nós te pedimos, Senhor, a Beatificação da Venerável Madre Maria Teodora Voiron e, por sua intercessão, a graça que solicitamos... (fazer seu pedido).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio agora e sempre. Amém. Madre Maria Teodora Voiron,  peça a Deus por nós”

 

Dies Natalis: 17 de julho

Restos Mortais: na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu, SP.

Causa de canonização: sediada na Diocese de Jundiaí. Ator: Congregação das Irmãs de S.José de Chambéry (a Secretaria da Causa é responsabilidade da Província de São Paulo).

Em outubro de 1935 foi publicado o 1o.número do folheto “Vozes do Patrocínio”, publicação de graças alcançadas e informações sobre a causa; instalação do processo informativo diocesano em 9/4/1942 e encerramento em 1950; introdução da causa de canonização em 10/12/1964; início do processo apostólico em 14/7/1967, e encerramento em 26/6/1971; Decreto da Heroicidade das Virtudes em 18/2/1989; aguarda-se a aprovação de um milagre para a beatificação. Exumações: 1a. em 16/5/1946; 2a. em 27/5/1970; 3a. em 30/11/1998, quando foi inumada no interior da igreja do Patrocínio.

Bibliografia sobre a Venerável Me. Maria Teodora:

Roberto Machado de CARVALHO, A Glorificação da Serva de Deus – Madre Maria Teodora Voiron (1835 – 1925). Itu: 1982, 288 p.

Olívia Sebastiana SILVA. Uma vida de fé. São Paulo: Ed. Ave Maria, 6a.ed., 1985, 375 p.

Site oficial sobre Madre Teodora Voiron: www.madreteodoravoiron.com

 Para comunicar graças alcançadas pela Serva de Deus e maiores informações:

Praça Regente Feijó, 172

Caixa Postal 16

13300-970  Itu   SP

Tel.: (0xx11) 4013-7040/48

E-mail: m.teodora.voiron@uol.com.br e irmageralda@yahoo.com.br

 



[1] Roberto Machado de CARVALHO, A Glorificação da Serva de Deus, p. 26.

[2] Roberto Machado de CARVALHO, A Glorificação da Serva de Deus, p. 55.

Inserida por: Administrador fonte:  administrador


 
 
 
Elaboramos esse site
com o objetivo de divulgar nossos santos.
 
 

Hospedagem e
Desenvolvimento