Beato Inácio e Companheiros

Aclamados como Padroeiros do Brasil desde o mártírio em 1570,os 40 Mártires jesuítas são um exemplo sempre atual do amor incondicional ao evangelho de Cristo! Conheça a BIOGRAFIA...


Cadastre-se e receba nosso informativo:
E-mail: Cadastrar | Remover
Canais
Principal
COMECE AQUI !
Patrocinadores
Santos
ELENCO GERAL
Beato Inácio e Com.
São Roque e Com.
São José de Anchieta
Santa Paulina
Santo Antõnio Galvão
Santos Mártires RN
Beato Eustáquio
Beato Mariano
Beata Albertina
Beatos Manuel e Adílio
Beata Lindalva
Beata Bárbara Maix
Santa Dulce dos Pobres
Beata Nhá Chica
Beata Assunta Marchetti
Beato Pe. Victor
Beato João Schiavo
Beato Donizetti
Beata Benigna Cardoso da Silva
Beata Isabel Cristina
Ven. Teodora Voiron
Ven. Antonieta Farani
Ven. Rodolfo Komorek
Ven. Attilio Giordani
Ven. Ir. Serafina
Ven. Me. Ma. Teresa
Ven. Dom Viçoso
Ven. Marcello Candia
Ven. Pelágio Sauter
Ven. José Marchetti
Ven. Daniel de Samarate
Ven. Frei Damião
Ven. Nelsinho Santana
Ven. Frei Salvador Pinzetta
Ven. Maria dos Anjos
Ven. Maria do Carmo SS.Trind.
Ven. Roberto Giovanni
Ven. Albino Cunha e Silva
Ven. Odete Vidal Cardoso
Ven. Irmã Benigna
Ven. Frei João Pedro de Sexto
Ven. Vítor Coelho
Ven. Frans de Castro
Ven. Aloísio Boing
Ven. Me. Teresa Margarida
Ven. Guido Schäffer
Ven. Antõnio Lustosa
Ven. Frei Alberto Beretta
Ven. Pe. Libério
Outras Biografias
Temas
Papa Bento XVI
Santos do Brasil
Processos de Canonização
Beatificação e Canonização
Comunhão dos Santos
 
E-mail:
Senha:
 
» Santos do Brasil » Mariano
 

- Beato Mariano De La Mata

 

 

Beato Mariano de La Matta
religioso Agostiniano


Nasc.31/12/1905 - falec.5/ 04 /1983

 

Biografia

 

 

 

Berço Cristão

31 de dezembro de 1905. No aconchego de uma família eminentemente cristã, nasceu, em Barrio de la Puebla, Palência (Espanha), o menino Mariano.

Seus pais, Manuel e Martina, forma formando a consciência e educando o filho Mariano e os outros sete irmãos (três varões e quatro mulheres), semeando com a palavra e o testemunho de uma vida verdadeiramente cristã, a semente da fé e do amor, que seriam depois a essência da vida daquele menino. Nesse ambiente familiar e cristão, não foi difícil surgir a vocação para a vida sacerdotal e religiosa agostiniana; vocação ainda reforçada pelo incentivo dos outros três irmãos varões, que também tinham abraçado a Ordem Agostiniana.

Religioso Agostiniano

O menino Mariano fez os primeiros estudo de latim na pequena cidade vizinha de "Barriosuso de Valdavia". Em 29 de agosto de 1921, ingressou no seminário agostiniano de Valladolid, Espanha, completando, assim, o marco agostiniano mais precioso daquela família abençoada.
De ânimo sereno e honesto nas suas atitudes, vive o seu primeiro período de formação em Valladolid, preparando-se para compromissos posteriores.
No dia 10 de julho de 1922, realiza a sua primeira profissão (dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade). No dia 2 de janeiro de 1926, por meio da profissão solene, se entrega, definitivamente, à Ordem Agostiniana.
Em 25 de julho de 1930 é ordenado sacerdote. Estava pronto para iniciar sua missão e coroar definitivamente sua vocação. Pe. Mariano era sacerdote e agostiniano. Estava preparado para os grandes desafios que a obediência deveria encomendar-lhe na Espanha e, a partir de 21 de agosto de 1931, em terras brasileiras.

No Brasil

Aqui chegou em 21 de agosto de 1931 e atuou na paróquia de Taquaritinga. Em 1933, foi transferido para o Colégio Santo Agostinho, de São Paulo, onde foi professor, secretário e ecônomo. Entre 1945 e 1948, foi superior da Vice-província Agostiniana do Brasil. Em 1949, foi para o Colégio de Engenheiro Schmidt, onde foi diretor, por três anos, e professor e conselheiro da Vice-província, até 1960. Em 1960, transferiu-se de novo para o Colégio de Santo Agostinho, de São Paulo, onde permaneceu até o fim da vida.

O exemplo arrasta

O exemplo dos tios, Pe. Hermenegildo, Ir. Tomás, Ir. Baltasar e Pe. Mariano, penetrou no mais íntimo dos lares das quatro irmãs, de tal maneira que, anos depois, abraçariam também a vida religiosa agostiniana três sobrinhos e três sobrinhas.
Como gostava o Pe. Mariano de viver intensamente essa feliz realidade agostiniana, que tanto enriquecia e unia aquelas quatro famílias!
Para os sobrinhos, o Pe. Mariano era o "tio". Assim o chamavam os sobrinhos com muito carinho. Dois deles acompanhariam, bem de perto, os últimos momentos da sua vida aqui na terra, vindos da Colômbia e do Peru, onde realizavam o seu trabalho pastoral e missionário, como religioso e religiosa agostinianos.

Coração sensível

A natureza o contagiava. O cultivo e cuidado das plantas e das flores eram seu divertimento. Falava com elas, acariciava suas folhas, se emocionava diante delas. Cada planta, mesmo a mais raquítica e pouco vistosa, para nós sem valor, era para Pe. Mariano, uma exaltação da beleza da criação. Tinha seu jardim no terraço do Colégio. Ali estava nos seus momentos de relaxamento.
Essa sensibilidade adquiria uma dimensão portentosa quando se tratava da família, dos amigos, dos ex-alunos, dos sofredores, dos mais necessitados.
É difícil esquecer aquele momento, quando recém operado de catarata em Belo Horizonte, em visita realizada à Igreja, emocionado exclamou, ao ver a imagem de Nossa Senhora da Consolação: "Estou vendo as suas cores".
Acolhia com alegria, se entregava com generosidade, acompanhava com espírito samaritano, servia com o coração aberto. Possuía um coração verdadeiramente sensível.
Grandes amores do Pe. Mariano: a eucaristia – Nossa Senhora – as crianças – os pobres – os enfermos.
Grandes paixões do Pe. Mariano: a natureza – a família – as oficinas de Santa Rita de Cássia – as vocações agostinianas.

Mensageiro do amor

De caráter firme, mas generoso, espontâneo, desprendido e muito sensível diante da dor; de talante samaritano e autêntico servidor, o Pe. Mariano terá sua vida marcada pelo amor aos que sofrem. Verdadeiro mensageiro do amor, levará aos doentes o conforto da sua presença e da sua palavra de esperança.
Não importavam as deficiências auditivas e visuais que o acompanharam durante muitos anos de sua vida. O amor era mais forte, a caridade o impelia, "a morte não espera", dizia, a solidão aumenta a dor. Sem preocupação de horários, saía o Pe. Mariano pela cidade de São Paulo, com seu fusca, sem pensar em riscos, enfrentando desafios, mas animado por uma alegria interior e levando um raio de esperança aos doentes e aos que precisavam do seu amor, assim como o incentivo da sua presença e da sua palavra às Associadas das Oficinas de Caridade de Santa Rita de Cássia.
Verdadeiro mensageiro do amor, alegrou muitos lares, confortou muitas vidas, foi portador de esperança para muitos desanimados.
Sua maneira de falar e sua figura austera, o carinho que colocava no que realizava e o sacrifício da sua vida, transformada num contínuo ato de amor, fizeram do Pe. Mariano um verdadeiro apóstolo da caridade.

Anjo dos enfermos

Os doentes eram o seu ponto forte: uma necessidade de um doente antepunha-se a tudo. Nunca tinha preguiça para deixar o que quer que fosse, de dia e de noite, para atender os doentes. Ao saber que em alguma família havia algum doente, lá estava ele confortando o enfermo e os familiares. Era muito conhecido no Hospital do Câncer, por exemplo. Sua presença era um bálsamo, levando a comunhão e os demais sacramentos. Lá ele gozava fama de santo, parecendo o Cristo, semeando coragem e entrega total a Deus. Será enfim essa mesma doença que o levará um dia para o céu. Como Cristo, Pe. Mariano foi o cordeiro levado ao matadouro e imolado, sem se queixar, sem murmurar, crucificado no seu leito de dor. Faleceu no dia 5 de abril de 1983.

Para uma biografia maior e mais detalhada, veja o belo site do Pe. Mariano: http://www.padremariano.org/

----------------------

Oração
Ó Jesus, Divino Salvador e Redentor nosso,
que vos comprazeis em exaltar a humildade do coração,
dignai-vos glorificar vosso humilde servo Pe. Mariano,
que tanto trabalhou para dilatar vosso Reino, entre os pobres
e humildes. Concedei-me, por sua intercessão
a graça que ardentemente solicito.
3 Glória ao Pai

Restos Mortais: Na Igreja Santo Agostinho, Paróquia Santo Agostinho), em São Paulo, SP (ao lado do Metrô Vergueiro):
Paróquia Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79
01533-070 São Paulo, SP
Tel.: (0xx11) 3209-4685
Festa litúrgica: 5 de novembro
Missas: sábado 16h30; domingo: 7h30, 9h, 11h e 18h30.
dias úteis: 7h30
A igreja está aberta: 7h30-11h; 14h-17h45 (menos terça-feira)

Bibliografia sobre o Pe. Mariano:
do Pe. Miguel Lucas, osa: "Pe. Mariano De la Mata -  O mensageiro da caridade e do amor". São Paulo: Loyola    (pedidos:  Pe. Miguel Lucas -    R.Carlos Petit, 329   Vila Mariana   04110-010 São Paulo SP.  Tel.:(0xx11)5575-2944; e-mail:clmentecoracao@uol.com.br)
Grande biografia no site oficial do Pe. Mariano: http://www.padremariano.org/

Causa de canonização: iniciado em 31/05/1997, encontra-se em Roma desde 2001. Decreto da Heroicidade das Virtudes em 20 de dezembro de 2004. Decreto sobre o Milagre em 28/abril/2006. Beatificação em 5/novembro/2006.

Para comunicar graças alcançadas pelo Servo de Deus:
Paróquia Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79
01533-070 São Paulo, SP
Tel.: (0xx11) 3209-4685

Ou

Sede do Vicariato Agostiniano
A/C Pe. Miguel Lucas
Rua Dona Brígida, 671 Vila Mariana
04111-081 São Paulo SP
Tel.: (0xx11) 5572-0782

Links

Site oficial do Beato Pe. Mariano:
http://www.padremariano.org/

página sobre Pe. Mariano
http://www.osa.org.br/revista/pag14.htm

Site sobre os beatos, santos e servos de Deus agostinianos (em inglês)
http://www.midwestaugustinians.org/saintsc_marianomata.html

elenco de links referentes à Ordem Agostiniana
http://www.cassiciaco.it/ITA/siti_agostiniani.htm

Inserida por: Administrador fonte:  Administrador


 
 
 
Elaboramos esse site
com o objetivo de divulgar nossos santos.
 
 

Hospedagem e
Desenvolvimento