Ven. Nhá Chica

Conhecida como a "Santa de Baependi", Nhá Chica dedicou sua vida à oração e aos pobres. Embora analfabeta, era procurada até por autoridades por seus preciosos conselhos......


Cadastre-se e receba nosso informativo:
E-mail: Cadastrar | Remover
Canais
Principal
COMECE AQUI !
Patrocinadores
Fale Conosco
Santos
ELENCO GERAL
Beato Inácio e Com.
São Roque e Com.
São José de Anchieta
Santa Paulina
Santo Antônio Galvão
Santos Mártires RN
Beato Eustáquio
Beato Mariano
Beata Albertina
Beatos Manuel e Adílio
Beata Lindalva
Beata Bárbara Maix
Beata Dulce
Beata Nhá Chica
Beata Assunta Marchetti
Beato Pe. Victor
Beato João Schiavo
Ven. Teodora Voiron
Ven. Antonieta Farani
Ven. Rodolfo Komorek
Ven. Attilio Giordani
Ven. Ir. Serafina
Ven. Me. Ma. Teresa
Ven. Dom Viçoso
Ven. Marcello Candia
Ven. Pelágio Sauter
Ven. José Marchetti
Ven. Daniel de Samarate
Outras Biografias
Temas
Papa Bento XVI
Santos do Brasil
Processos de Canonização
Beatificação e Canonização
Comunhão dos Santos
 
E-mail:
Senha:
 
» Notícias
 
15/07/2008 - 14:59 - 52 anos da morte da jovem Aída Curi

Lembramos nestes dias um acontecimento que, embora trágico, se reveste da glória de Cristo Ressuscitado: o heróico testemunho da jovem Aída Jacob Curi, morta aos 18 anos defendendo sua castidade de um grupo de jovens. Torturada até a exaustão, mostrou-se mais forte que todos eles - permaneceu virgem e pura - e recebeu a coroa do martírio, como podemos justamente pensar.

 

A Igreja ainda não examinou oficialmente sua possível causa de canonização, e nem sabemos se isso poderá acontecer um dia, mas é o que sinceramente auguramos. Peçamos a Deus essa grande graça para a Igreja universal, e de modo especial, a Igreja do Brasil!

 

Conheçamos um pouco de sua biografia e como foi sua morte por Cristo!

 

 

 Aída Curi

15/dezembro/1939 - 14/julho/1958

 

 

 

 

 

Aída Jacob Curi nasceu a 15 de dezembro de 1939, em Belo Horizonte, MG, terceira dos cinco filhos do casal Gattás Assad Curi e Jamila Jacob Curi. Os pais, originários de Saydnaya, Síria, pertenciam à Igreja Melquita Católica[1].Com cinco anos incompletos, perde o devotado pai, que na agonia dizia ser sua maior mágoa separar-se dos filhos. Sua mãe Jamila passou a trabalhar; com exceção do mais velho, todos tinham menos de 10 anos. Preocupava-se com a educação sobretudo da única filha, Aída, considerada a boneca da casa, menina de bons sentimentos, olhar tranqüilo, carinhosa e dócil. Dona Jamila foi com os filhos para a Escola Moreira, no Distrito Federal, então ainda na cidade do Rio de Janeiro, e lá permaneceu 8 anos. As diretoras do colégio, Alice e Flora dos Santos Moreira, bondosas e de acentuado espírito religioso, encaminharam três filhos para o seminário dos padres salvatorianos em Jundiaí, SP, e Aída, com seis anos, teve que separar-se dos irmãos para poder ir estudar no Educandário Gonçalves de Araújo, para meninas órfãs, em São Cristóvão, na mesma cidade. Lá as bondosas Irmãs Filhas de São José conduziriam a educação de nossa jovem por 12 anos seguidos.

Aída ambientou-se logo à vida no colégio interno. Sua mãe a visitava todos os primeiros domingos do mês e recebia das irmãs contínuos elogios sobre sua filha, considerada um exemplo para as colegas. Aos seis anos fez sua primeira comunhão, e crescia na prática das virtudes cristãs de forma consciente e autêntica. Querida pelas companheiras, inteligente e excelente aluna, dócil e obediente, era também sempre pronta a ajudar a todos. Sabia o valor do sacrifício e da renúncia. Aos 16 anos, em um retiro espiritual pregado por sua Eminência, o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, de 29 a 31 de maio de 1956, teve a alegria de conseguir que ele fosse dali em diante seu confessor espiritual. Entre as várias anotações que escreveu nesses dias de retiro encontramos as seguintes palavras: “Estou muito contente porque Jesus está no meu coração e minha alma está pura. Maria, ajudai-me a amar sempre a Jesus e ANTES MORRER DO QUE PECAR. Dia 31-5-56”[2]. Suas anotações espirituais bem revelam sua delicadeza de consciência e suas virtudes. Era a única menina do educandário que comungava todos os dias.

Grande era sua devoção a Nossa Senhora, e nos últimos seis anos de colégio pertenceu à Pia União das Filhas de Maria. Fazia parte também do Apostolado da Oração e da Cruzada. Dizia: “Por enquanto não senti o chamado  de Deus, mas se algum dia Deus me chamar para Seu serviço, estarei pronta a ingressar na vida religiosa”[3].

Todas as irmãs do educandário confirmam que Aída foi a melhor aluna que por ali passou  durante um quarto de século. Além das melhores notas, tornou-se verdadeira auxiliar das mestras, sobretudo na disciplina. Quando d. Jamila quis tirá-la do Educandário para que pudesse fazer o Curso Ginasial reconhecido pelo governo, as Irmãs pediram instantemente que a deixasse ficar, pois que servia de exemplo para as outras meninas.

Após doze anos de esmerada formação, saiu do colégio para começar nova vida. Continuou confessando-se de tempos em tempos, a receber a comunhão todos os domingos e recitar o terço e outras orações em casa. Fazia cursos de datilografia, inglês e português, e nas horas que lhe sobravam dos estudos trabalhava na loja do irmão. Estava sempre com algum livro na mão. Seu maior desejo era conseguir um bom emprego e ajudar a mãe.

 

“Em conversas com o irmão demonstrou muitas vezes viva admiração pelo ato de heroísmo da italianinha (Santa) Maria Goretti, que preferiu morrer apunhalada a perder a virgindade. Quando quis dar aos dois irmãos seminaristas uma lembrança, a escolha recaiu sobre dois belos quadros de Maria Goretti. Foi a santa que mais admirou. Algumas vezes quando conversavam sobre o heroísmo da mártir italiana, seu irmão seminarista lhe perguntava a brincar:

-          ‘Se acontecesse caso semelhante contigo, terias a coragem de fazer o mesmo?’

Então Aída ficava pensativa, cismadora e respondia:

-          ‘Mas não vai acontecer isso comigo, não’.

-          ‘No entanto – diz seu irmão – tinha eu a mais absoluta certeza de que preferiria a morte a manchar sua honra’.

A mãe, sempre zelosa pelo futuro da filha, chamava-lhe a atenção para certos moços que se aproximam de moças com segundas intenções. E advertia maternalmente:

-          ‘Cuidado minha filha. Não confie em ninguém. Aqui no mundo devemos desconfiar de tudo e de todos. Não queira imitar as tais mocinhas que se dizem ‘modernas’.

Foi numa dessas ocasiões, aliás na última palestra que tivera com a mãe a esse respeito, dois ou três dias antes da morte, que Aída lhe prometera algo de heróico:

- ‘Não se preocupe, mamãe. Eu lutaria até morrer, mas ninguém há de me encostar um só dedo. Nunca irei permitir que a senhora se envergonhe por minha causa’.”[4].

 

Sua virtude não se alterou, e conta sua amiga e confidente Elenira Pereira dos Santos, que havendo estado anos seguidos com Aída no mesmo Educandário, encontrava-se com Aída quase diariamente na loja do irmão até as vésperas do crime: “Um dia deu-me até uma oração para eu recitar todos os dias, a fim de manter a pureza de alma. Meu pai, que também a conhecia, dizia-me: - Elenira, porque você não é como Aída?”[5]

Eram passados apenas sete meses de sua saída do Educandário. Estudava datilografia três vezes por semana, das 18h às 19h, em Copacabana; chegava em casa por volta das 20h. Naquele 14 de julho de 1958, porém, Aída tomou outro caminho: seguiu o Cordeiro sem Mancha, recebendo a palma do martírio!

Saiu do curso de datilografia com uma colega naquele dia.  Foram abordadas por alguns rapazes da Rua Miguel Lemos. A um certo momento, afastou-se a colega e Aída ficou sozinha tentando recuperar objetos dela arrebatados pelos jovens. Haviam eles usado o estratagema de lhe tomar os óculos e a bolsa (onde estava o dinheiro da condução) para obrigá-la a ir em busca de seus pertences. Quem sabe quantas vezes fizeram algo parecido, pois já havia sido proibido ao porteiro do edifício aonde a levaram entregar as chaves a esses rapazes. Não foi um encontro casual, mas uma violência sexual planejada ("curra") pois do contrário não se explicam todas as condições favoráveis encontradas na sua execução e arroladas no processo criminal.  Mais tarde seu corpo caía do terraço no 13o. andar do Edifício Rio-Nobre, em plena Av. Atlântica, de uma altura de 42 m [6].

O médico legista Mário Martins Rodrigues, do Instituto Médico Legal, autor da autópsia e outros exames, foi categórico: Aída morreu virgem. As vestes, por sua vez, foram cuidadosamente examinadas nos laboratórios do Instituto de Criminalística do Departamento Federal de Segurança Pública. Procurando reconstituir a cena do crime, os peritos constataram que por 30 minutos ela foi submetida a cruéis sofrimentos, violências e espancamentos. Três pessoas participaram do crime. Um deles usava um anel, que deixou marcas no seu rosto. O lenço branco bordado, encontrado na bolsa de Aída e muito manchado de sangue, foi usado pela jovem no momento da luta. Concluíram que ela limpou o sangue que lhe escorria da boca. O atentado violento ao pudor ficou provado pelo exame minucioso das vestes e de ferimentos do corpo. Dentro de sua bolsa foram encontrados os óculos completamente despedaçados.  Na parede externa do parapeito do terraço os peritos constataram marcas deixadas pelas sandálias de Aída, que rasparam quando o corpo caiu, provando que ela não se atirou. O corpo caiu rente ao edifício.

Os advogados dos acusados tentaram difamar Aída, visando conseguir a absolvição dos criminosos. Procuravam argumentar que era leviana, que subira porque quis, sabendo o que encontraria, e, ao final dos acontecimentos, ela mesma teria se jogado do terraço.

Segundo testemunhas, Aída foi puxada para dentro do elevador e aos gritos chegou ao alto do prédio.  Conforme notícias de um jornal da época, foi num apartamento do décimo segundo andar, ainda em fase de acabamento, que se deu a luta dos agressores para a imobilização de Aída[7]. Caindo ela desmaiada ou morta em conseqüência da exaustão física, foi seu corpo jogado do terraço, visando simular o suicídio da vítima. Poucas foram as palavras proferidas por Aída no momento de sua resistência heróica, segundo o que nos referem os réus em seus depoimentos durante o processo criminal: "Deixem-me ir embora" e "Eu sou virgem".

O julgamento dos acusados causou revolta e frustração na sociedade. O principal acusado foi submetido a três julgamentos, até ter sua pena definitiva fixada em oito anos de prisão. Outro acusado foi condenado a um ano e três meses de prisão. Quanto ao porteiro ficou foragido até que se desse a prescrição do crime, isto é, 20 anos.  O quarto implicado, menor de idade e enteado do síndico do prédio, foi encaminhado ao Serviço de Assistência ao Menor.

A mãe de Aída deixou carta escrita de próprio punho, três anos antes de morrer, perdoando a todos os culpados, em nome de todos os seus filhos[8].

O Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, diretor spiritual de Aída, manifestou publicamente a convicção pessoal sobre a sua inocência. Em um depoimento similar ao de Pe. Sérgio de Sampaio e Silva, pároco da jovem, também Dom Hélder Câmara , na época Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, deu seu parecer  à Imprensa ,  respondendo à  pergunta de um jornalista :

 

“É certo ou errado, absurdo ou cabível aproximar o nome de Aída Curi, de Maria Goretti? (...) A estudante brasileira  "não vacilou em perder a vida (ou em linguagem cristã ganha-la!) para salvar sua virtude”.

 

Todas as pessoas que a conheceram de perto, mormente suas amigas e professoras, são unânimes em afirmar sua retidão, e em declarar que Aída morreu mártir, fiel ao Senhor. Felizes coincidências entremearam sua breve existência: nasceu na oitava da Festa da Imaculada Conceição e morreu na oitava da festa de Santa Maria Goretti! No dia 16 de julho, tão logo o corpo foi entregue à família, seu caixão foi carregado pelas suas antigas colegas do educandário para o sepultamento, vestida de branco, e com a fita azul das Filhas de Maria: era o dia de Nossa Senhora do Carmo.

 

 

[O presente resumo biográfico foi elaborado a partir do livro Aída Curi, a jovem heroína de Copacabana (1960); a seguir, foi revisto e ampliado pelo próprio autor do livro, Mons. Maurício Curi, sacerdote e irmão de Aída; para tanto Mons. Maurício se serviu da 4a. edição: Aída Curi - O preço foi a própria vida (1978)].

 

Bibliografia sobre Aída Curi:

Mons. Maurício Curi. Aída Curi, a jovem heroína de Copacabana . São Paulo: Ed. Paulinas, 1960, 127 p. (Obs.: o nome do autor não é mencionado no livro)

Mons. Maurício Curi . Aída Curi - O preço foi a própria vida. São Paulo: Ed. Ave Maria, 4a. ed., 1978.  

Site  http://www.egliseimmaculee.com/casoaidacuri.htm ("Caso Aída Curi", escrito por Mons. Maurício Curi)

Para maiores informações (Pe. Maurício, irmão de Aída):

Archimandrite Maurice Khoury

42 Rue Omar Ebn Khattab-Midan

Al-Ismaelia

Heliopolis   -   Le Caire  -   EGITO

Tel.: (00202)  415-2245

egliseimmaculee@yahoo.com (Pe. Maurício)



[1] Ou Igreja Católica de rito melquita. Existem vários ritos na Igreja Católica, segundo a tradição litúrgica de cada comunidade de origem. O rito predominante no Brasil é o rito latino, comum à Igreja de Roma e à maioria das comunidades católicas ocidentais. O rito melquita é um dos vários ritos católicos ditos orientais.

[2] Mons. Maurício Curi. Aída Curi, a jovem heroína de Copacabana, p. 25

[3] Mons. Maurício Curi. Aída Curi, a jovem heroína de Copacabana, p.32

[4] ( Mons. Maurício Curi. Aída Curi, a jovem heroína de Copacabana, p. 51-52)

[5] Mons. Maurício Curi. Aída Curi, a jovem heroína de Copacabana, p. 48

[6] Mons. Maurício Curi . Aída Curi - O preço foi a própria vida, p. 14-22.

[7] Cf. Site  "Caso Aída Curi", escrito por Mons. Maurício Curi

 http://www.egliseimmaculee.com/casoaidacuri.htm

[8] Mons. Maurício Curi . Aída Curi - O preço foi a própria vida. p. 108-109

 

Inserida por: Administrador fonte:  administrador
   
envie para um amigo
voltar  

 

Martires de Cunhaú e Uruaçu, RN, serão canonizados em 15 DE OUTUBRO 2017
O Papa Francisco encaminhou o processo agora aprovado tendo em vista que são beatos antigos e históricos da Igreja Católica e que poderiam ser canonizados por decreto, assim como o Padre Anchieta, entre outros santos
Frei Daniel de Samarate: novo venerável!
Reconhecida pelo Papa a heroicidade das virtudes do capuchinho que, após intensa vida apostólica no Pará, sofreu o calvário da hanseníase. Consumido e desfigurado, faleceu no leprosário de Tucunduba em fama de santidade, em 1924!
Milagre aprovado leva Pe. João Schiavo aos altares do Brasil!
Nosso querido Pe. João será beatificado! Fazenda Souza e todo o Brasil estão em festa! Conheça a vida e o milagre aprovado deste grande sacerdote!
Pe. José Marchetti, irmão da Beata Assunta, novo Venerável!
Sacerdote italiano co-fundador da Congregação das Missionárias de São Carlos Borromeu, Scalabrinianas, consumiu rapidamente sua vida de caridade em prol dos migrantes e desfavorecidos no Brasil
Pe. João Schiavo é mais um novo Venerável do Brasil!
A causa do sacerdote Murialdino recebeu o decreto das Virtudes Heroicas em 14/dez/2015. Ele é também o fundador do ramo brasileiro das Murialdinas de São José. E um milagre seu está em estudo em Roma!
Pe. Victor, de Três Pontas, será beatificado!
Foi aprovado pelo Santo Padre o decreto de um milagre obtido pela intercessão do Venerável Pe. Vitor, o sacerdote de Minas Gerais, filho de escravos e ordenado ainda no tempo da escravidão!
Brasil tem novo Venerável: Pe. Pelágio Sauter
O redentorista alemão que passou a maior parte de sua vida em Goiás recebeu o decreto das Virtudes Heroicas do Santo Padre
Beatificações e novos Veneráveis
Após um período inoperantes, voltamos a atualizar o site. Incluímos a já programada beatificação de Madre Assunta (para outubro/2014) e a lista completa dos veneráveis do Brasil!
Papa aprova milagre de Nhá Chica e ela será beatificada
dia 28 de junho o Santo Padre concedeu o Decreto sobre um Milgre para a causa da Venerável Francisca de Paula de Jesus, e assim só aguardamos o anúncio do dia da sua beatificação! Viva a nova Beata do Brasil!
Pe. Victor, de Três Pontas, MG, novo Venerável do Brasil!
Filho de uma escrava, conseguiu ser ordenado sacerdote ainda nos tempos da escravidão, em 1851!Sua vida santa venceu os preconceitos da época e o fez ser reconhecido como verdadeiro pastor de seu povo!
Madre Assunta Marchetti declarada Venerável!
A co-fundadora das Missionárias Escalabrinianas teve reconhecida as suas virtudes heróicas em 19 de dezembro de 2011, recebendo do Papa Bento XVI o título de Venerável!
Conheça a vida da Venerável Me. Maria Teodora Voiron
Venerável desde fevereiro de 1989, a causa desta santa francesa que imolou sua vida em terras brasileiras a partir da cidade de Itu, só aguarda um milagre aprovado para ser beatificada!
Comissão de médicos aprova milagre da Venerável Nhá Chica
comissão médica da Congregação para as Causas dos Santos, da Santa Sé, aprova milagre que está em estudo,e, se for aprovado pelos cardeais e bispos e depois pelo Papa, tornará Nhá Chica beata!
22 de maio: Beatificação de Irmã Dulce!
Dom Geraldo Magela, cardeal de Salvador, representará o Papa na cerimônia que colocará Irmã Dulce nos altares do Brasil
Nhá Chica já é venerável!
No mesmo dia em que Bento XVI concedeu o decreto sobre um milagre para João Paulo II, concedeu o tão aguardado decreto das virtudes heróicas da nossa querida santa de Baependi!
Marcada a beatificação de João Paulo II!
Aprovado o milagre que permitiu a cerimônia que ocorrerá dia 1º de maio deste ano. Papa Bento XVI presidirá a grande festa da beatificação no Domingo da Divina Misericórdia, 2º domingo de Pásqua!
Só falta marcar a beatificação de Irmã Dulce!
Dia 10 de dezembro o Papa Bento XVI concedeu o Decreto sobre um Milagre para a causa da Venerável Dulce Lopes Pontes. Agora pode ser marcada a cerimônia de beatificação, que levará a nova beata aos altares do Brasil!
19 de novembro: primeiros santos do Brasil!
Lembramos os Santos Mártires das Missões, Roque, Afonso e João, que regaram o chão do sul do Brasil com seu suor e sangue, dando-nos exemplo de ardor missionário!
Marcada Beatificação!
Santa Sé aceitou proposta de Dom Dadeus Grings, Arcebispo de Porto Alegre e autorizou a beatificação da Venerável Bárbara Maix no sábado, dia 6 de novembro de 2010, na capital do Rio Grande do Sul
Venerável Bárbara Maix será beatificada!
O Papa Bento XVI concedeu o Decreto sobre um Milagre para a causa de Madre Bárbara Maix. O decreto permite agora sua beatificação, que deve ser em novembro. Logo ela estará em nossos altares!
Papa João Paulo II já é Venerável!
Papa Bento XVI, como era esperado, concedeu o Decreto da Heroicidade das Virtudes ao seu antecessor. Conclui-se a fase mais difícil e demorada da sua causa de canonização, bem como a mais significativa e importante!
Beatificação do Papa João Paulo II está às portas!
Conforme declaração do Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Dom Angelo Amato, a causa de canonização do Papa João Paulo II caminha rapidamente para a sua beatificação! O processo das virtudes está na sua última fase.
Encaminha-se a beatificação da Venerável Bárbara Maix
Milagre aprovado por médicos e teólogos está sendo analisado pela Comissão de Cardeais e Bispos. Próxima etapa é o Decreto do Milagre a ser dado pelo Papa!
Irmã Dulce já é Venerável!
Dia 3 de abril o Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto das suas Virtudes Heróicas! A santidade de vida de Irmã Dulce é assim reconhecida pela Igreja, e aguardamos agora o Decreto sobre um milagre e sua esperada beatificação!
Decreto das Virtudes de Ir. Dulce cada vez mais próximo
Foram finalisados os estudos da Congregação para as Causas dos Santos sobre a heroicidade das virtudes da Serva de Deus Irmã Dulce.Cabe agora ao Santo Padre Bento XVI decidir sobre o decreto das virtudes, e então ela será declarada Venerável.
Antonieta Farani: primeira Venerável nascida no Brasil
Primeira entre os brasileiros natos a receber este título, por pouco não foi beatificada em 1992. Madre Antonieta é chamada a “Freira do Perdão”, de tal modo encarnou em sua vida a reconciliação trazida por Cristo através da sua Paixão.
Serva de Deus Dulce Lopes Pontes
Como para Nhá Chica, aguardamos desde 2007 o anúncio da beatificação daquela que é chamada o “Anjo Bom” da Bahia. Conheça sua biografia e sua grande obra, a OSID, reconhecida internacionalmente! Próxima semana: biografia da Venerável Antonieta Farani.
Serva de Deus Nhá Chica, futura beata do Brasil
É com grande alegria que finalmente incluímos em nosso site a biografia da Serva de Deus Nhá Chica, com várias informações para os devotos e aqueles que desejam conhecer sua causa de canonização. Semana que vem será a vez de Irmã Dulce!
MADRE BÁRBARA MAIX É DECLARADA VENERÁVEL!!
Surpreendendo a todos nós, entre os novos decretos autorizados pelo Santo Padre encontra-se o das Virtudes Heróicas da Serva de Deus austríaca e fundadora no Brasil da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Deus seja louvado!
15 de junho: conheça o site oficial da Beata Albertina
No dia da primeira memória litúrgica da beata, conheça o site a ela dedicado pelo vice-postulador Pe. Sérgio Jeremias. Saiba mais sobre a vida da nossa primeira mártir da castidade, de apenas 12 anos de idade.
Por ocasião de 9 de junho, conheça o projeto Casa de Anchieta
O objetivo é divulgar o processo de canonização do Apóstolo do Brasil e ainda fazer crescer nas comunidades a responsabilidade para o problema da moradia. Em cada cidade brasileira,uma casa pode ser construída com participação de pessoas de boa vontade!
Celebração dos Beatos Mártires Manoel e Adílio
Em 21 de maio o Brasil tem a primeira celebração litúrgica dos novos beatos. A tradicional Romaria dos Mártires e vários outros eventos acontecem neste mês, sobretudo no Rio Grande do Sul.
BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ LINDALVA!
A apenas 14 anos de sua morte, é beatificada a religiosa mártir da castidade que se dedicava ao serviço dos pobres na congregação das Filhas da Caridade, de São Vicente de Paula. Beata Lindalva, rogai por nós! A Rede Vida transmite a cerimônia.
19 de novembro: porque os "Santos das Missões" são santos do Brasil
Os mártires derramaram seu sangue no Rio Grande do Sul e ali sempre foram venerados como os primeiros evangelizadores. A Igreja gaúcha conduziu sua causa de beatificação, ocorrida em 1934, e a de canonização, em 1988
5 de novembro 2007: primeira festa do Beato Mariano
Pe. Mariano foi um homem de vida simples, não realizou portentos em vida, milagres ou obras grandiosas, mas viveu as bem-aventuranças, foi um “mensageiro do amor”. Um santo de hoje, ‘imitável’, muito próximo a nós!
FESTA! DOIS ADOLESCENTES BRASILEIROS NOS NOSSOS ALTARES!
As duas cerimônias de beatificação de outubro de 2007 em solo brasileiro nos dão 3 novos beatos. E ecoa em todo o país, não só o testemunho do sacerdote Pe. Manuel, mas o de dois jovenzinhos que foram fiéis até o derramamento do sangue!
3 de outubro: lembrar o primeiro CASAL de beatos brasileiros!
Lembramos nesse dia os 30 Beatos Mártires do Rio Grande do Norte, que evocam a grande multidão de cerca de 150 mártires de 1645. Poucos se lembram que entre eles está o primeiro casal brasileiro a ser colocado nos altares!
30 de agosto de 2007: segunda festa do Beato Eustáquio!
Neste ano de 2007 as celebrações contaram com a inauguração do Memorial do beato, cuja construção, ao lado da paróquia dos Sagrados Corações, foi iniciada o ano passado. Para lá foram trasladados s seus restos mortais
17 de julho: festa dos primeiros beatos do Brasil: os 40 MÁRTIRES!
Reviver o dom de Deus à história da nossa evangelização! O sangue de nossos primeiros mártires foi estupendo gesto de amor à pregação do evangelho! Que os beatos mártires, que tinham média de idade de 20 e poucos anos, sejam imitados por nossos jovens!
9 de julho: Santa Paulina, discípula e missionária!
Santa Paulina Discípula e Missionária de Jesus Cristo, é o tema da festa deste ano de 2007 no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, SC. Confira a programação e conheça o site do santuário!
9 de junho: Redescobrir o Beato Anchieta, Taumaturgo do Brasil!
O Beato sempre será lembrado como um de nossos maiores santos. Cercado de prodígios sem conta, é preciso que o povo redescubra sua poderosa intercessão. Falta apenas a aprovação de um milagre para que ele possa ser canonizado.
Beatificação de Irmã Dulce deverá ser em 2008
A informação foi confirmada pelo Cardeal Saraiva Martins durante a visita do Papa e parece indicar que o mesmo ocorrerá para a beatificação de Nhá Chica. Ambas devem ser declaradas Veneráveis e terem os milagres para a beatificação aprovados
1 milhão e 200 mil participam da missa de canonização
A voz do Papa Bento XVI, definindo como verdade de fé que Frei Galvão é santo, ecoou pelo Campo de Marte, pelo Brasil e todo o mundo católico, canonizando o primeiro santo nascido no Brasil. Viva Santo Antônio de Sant’Anna Galvão!
PRESIDENTE E Da. MARISA ENTREGAM LIVRO "Santos do Brasil" AO PAPA
Por sua relevância e significado cultural o livro foi escolhido para ser entregue a Bento XVI na visita oficial que o Pontífice fez ao Presidente Lula no Palácio dos Bandeirantes, dia 10 de maio. São santos de todas as regiões e épocas do Brasil.
11 de maio será um dia de Homenagem a Frei Galvão e não feriado
Será aprovado o Dia Nacional de Frei Galvão, que passa a ser incluído no calendário cultural e histórico do país, mas não um feriado, idéia criticada até pela CNBB
AGORA É OFICIAL: BENTO XVI CANONIZARÁ FREI GALVÃO, EM SÃO PAULO
Realizado o último consistório, foi definida a canonização de frei Galvão e mais 4 beatos. O primeiro santo nascido no Brasil será canonizado na missa campal celebrada por Bento XVI em São Paulo, dia 11 de maio, conforme solicitação dos bispos do Brasil.
Marcadas as datas das 3 beatificações do Brasil
As beatificações serão em outubro e novembro de 2007, nas dioceses dos nossos mártires! Podemos todos nos preparar espiritualmente para estes eventos, quando 4 novos beatos estarão em nossos altares!
Inaugurado site oficial da Visita de Bento XVI ao Brasil
Inaugurado o site sobre a visita do Papa. Veja a programação principal. Ele celebrará missa no Campo de Marte, em São Paulo, sexta-feira dia 11, quando deve ocorrer a canonização de frei Galvão.
BRASIL EM FESTA! Quatro novos beatos e breve primeiro santo nascido no país!!
Anunciados vários decretos e beatificações! Veja o RELATO DO MILAGRE para a canonização do Beato Frei Galvão, e a beatificação de mais três causas do Brasil (total de 4 beatos): Pe. Manuel e Coroinha Adílio, Albertina Berkenbrock e Ir. Lindalva!
Aguardamos boas notícias para as causas do Brasil
Aproxima-se a época em que o Santo Padre costuma emitir novos decretos sobre as causas de canonização. Quem sabe teremos decretos sobre algumas causas do Brasil? Sabemos que ao menos 5 causas estão muito próximas da beatificação...
BRASIL TEM NOVO 'Santo de Altar': BEATO MARIANO!
Cerimônia da beatificação é transmitida pela Canção Nova e conta com a presença de 40 parentes do novo beato, mais o jovem que foi miraculado após terrível acidente aos 6 anos de idade. Inaugurado altar na igreja onde o beato onde está sepultado.
Expectativa pela canonização de Frei Galvão
A Igreja no Brasil celebra Frei Galvão dia 25 de outubro e espera notícias! A CNBB já pediu ao Papa Bento XVI que a cerimônia seja no Brasil, e Dom Cláudio Hummes solicitou que ela seja na cidade de São Paulo.
Igreja no Brasil celebra o Beato Eustáquio dia 30 de agosto!
O novo beato do Brasil foi saudado no Mineirão por uma multidão de 70.000 pessoas. Veja as notícias e as fotos da beatificação no site totalmente dedicado a este grande missionário! Breve toda a Igreja no Brasil celebrará a festa litúrgica do novo beato.
Tudo pronto para a Beatificação dia 15, às 16h00, em Belo Horizonte!
A Beatificação de Pe. Eustáquio ocorrerá no já tradicional encontro da Arquidiocese de Belo Horizonte, a 12a. Torcida de Deus no dia de Corpus Christi, no estádio do Mineirão. Televisões do Brasil, Holanda e Itália transmitirão o ritual de Beatificação!
Pe. Mariano será beatificado 5 de novembro na Catedral de São Paulo!
Papa Bento XVI havia promulgado o Decreto sobre um Milagre do Pe. Mariano De La Mata, que havia sido aprovado pela Congregação da Causa dos Santos em dezembro de 2005, e agora foi marcada sua beatificação para o dia 5 de novembro deste ano, em São Paulo!
Sonho da reabilitação de Pe. Cícero está cada vez mais próximo!
Dom Fernando Panico, bispo do Crato, pediu oficialmente ao Papa a reabilitação de Pe. Cícero em audiência pública no dia 31 de maio, em Roma, como conclusão de anos de estudos coordenados pela Congregação para a Doutrina da Fé, da Santa Sé.
Frei Galvão: concluído processo para canonização em 2007!
Concluído com êxito processo sobre o milagre junto à Congregação do santos, aguarda-se para este ano o Decreto sobre o Milagre do Santo Padre, e informalmente já se fala que a cerimônia de canonização será em Aparecida, na visita de Bento XVI ao Brasil.
Peça o primeiro boletim da causa de João PauloII !
A Postulação da causa de beatificação e canonização do servo de Deus João Paulo II já tem «voz» oficial: «Totus tuus», uma publicação mensal, com o objetivo de documentar, analisar e informar sobre a causa. Acesse o site e peça o número 1.
Inauguração do Santuário Santa Paulina
Após dois anos e meio de construção, o Santuário de Santa Paulina é inaugurado dia 22 de janeiro de 2006! Presentes cerca de 250 Irmãzinhas da Imac.Conc. de vários estados do Brasil e de mais 11 países, onde marcam presença, para a solene Dedicação
Pe. Eustáquio será beatificado em 15 de junho!
O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, anunciou à imprensa que a celebração de beatificação de padre Eustáquio será no dia 15 de junho de 2006, em Belo Horizonte, dia de Corpus Christi
Beato do Brasil patrono dos ministros extraordinários da comunhão
A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos aprovou a eleição do Bem-aventurado Mateus Moreira como Patrono dos Ministros extraordinários da Comunhão no Brasil. O Beato mártir morreu exclamando: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.
Relíquias da Santa italiana
Santa Gianna Beretta Molla, canonizada em 2004, desejou ser missionária no Brasil; os dois milagres de sua causa de canonização ocorreram aqui. Peçamos sua intercessão para que o infanticídio do aborto não seja aprovado em nosso país! Leia mais
19 de novembro: festa dos primeiros Santos do Brasil!
São Roque, Santo Afonso e São João, exemplos sempre atuais para a Igreja no Brasil. Missionários dedicados, a frente do seu tempo, criando um novo mundo para seus amados índios. Exemplo para tantos mártires, como Irmã Dorothy, um dos nomes mais recentes!
ESTÁ PRÓXIMA A CANONIZAÇÃO DO BEATO FREI GALVÃO!
Comissão médica da Santa Sé aprova milagre do Beato Frei Galvão por unanimidade, e Irmã Célia pede orações para que a Comissão dos Teólogos e a Comissão dos Cardeais e Bispos façam o mesmo, possibilitando a canonização do primeiro santo nascido no Brasil
PAPA BENTO XVI VIRÁ AO BRASIL!
A 5a. Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (CELAM) aguardava data e local a serem definidos pelo papa, para que ele pudesse estar presente: por decisão de Bento XVI, será realizada no Brasil, junto ao Santuário de Nossa Senhora Aparecid
Santa Sé confirma mudança quanto às beatificações
A Congregação para as Causas do Santos confirmou através de um comunicado oficial, dia 29 de setembro, as novas disposições aprovadas pelo Papa Bento XVI: as beatificações serão presididas por um delegado papal
Anunciadas beatificações em outubro e novembro. Canonizações em 23 de outubro
Tratam-se ainda de beatificações e canonizações cujos decretos sobre as virtudes, martírio e milagres foram emanados por João Paulo II em 2004, e as cerimônias, em 2005, foram suspensas devido ao falecimento do papa.
9 de julho, Viva Santa Paulina! Veja as fotos do santuário em construção!
Prossegue com toda força a construção do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. Acompanhe a construção, vendo as fotos mais recentes! Ali o romeiro pode encontrar trilhas, cascatas, jardins, espaços para a oração, um verdadeiro Santuário Ecológico!
VEJA O SITE DE JOÃO PAULO II!
Iniciou-se o processo de canonização do Papa João Paulo II, e o site oficial da sua causa já está no ar!
PAPA BENTO XVI E PE. CÍCERO
Quando era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, Papa Bento XVI teve a iniciativa de propor um estudo sobre o padre Cícero Romão Batista; esse estudo poderá culminar coma a reabilitação eclesial de Pe. Cícero
Viva o Papa Bento XVI !!!
Saudamos com afeto filial o novo sucessor de Pedro! Livre de preconceitos e antigas rotulações, já o amamos como o escolhido por Deus para ser nosso Pastor universal, preparado pela oração e provação, o "humilde servo da vinha do Senhor"!
Papa Bento XVI retoma prática secular sobre as beatificações
Pontífice retoma a prática de reservar ao papa as cerimônias de canonização, e delegar a um bispo ou cardeal as de beatificação. Primeira beatificação do pontificado: 14 de maio - Madre Mariana Cope (de Molokai), e Madre Ascenção do Coração de Jesus.
Caravanas acorrem para lembrar Ir. Dulce
Estão chegando a Salvador caravanas de fiéis (do Brasil e da Itália) para as homenagens pelos 13 anos de morte de Irmã Dulce. O ponto alto das celebrações: domingo, dia 13, missa solene celebrada pelo cardeal Dom Geraldo Magella
Pe. Mariano de La Matta declarado Venerável
Pe. Mariano de La Matta Aparício recebeu o Decreto da Heroicidade das Virtudes, promulgado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II.Aguarda-se a sua beatificação!
150 anos da Beatificação dos 40 Mártires
Julho é o mês de nossa querida Santa Paulina, mas temos também a memória litúrgica dos Beatos Mártires do Brasil, dia 17. O ano de 2004 foi muito especial nesse sentido, pois lembramos os 150 anos de suas beatificações!.
Mártires Pe. Manuel e Adílio, de Nonoai, aguardam beatificação
Concluído na Congregação para as Causas dos Santos o processo sobre o martírio dos Mártires do Alto Uruguai. Agora basta que o Papa pessoalmente dê o Decreto para que se tornem Veneráveis e Beatos!
Ven. Pe. Eustáquio aguarda beatificação
Pe. Eustáquio Lieshout, Venerável desde 12 de abril de 2003, deverá ter um milagre aprovado em breve, o que permitirá marcar a data de sua Beatificação!Conheça a vida deste missionário holandês que atraía multidões no Brasil por onde quer que passasse!
LIVRO SOBRE O BEATO FREI GALVÃO
Eva Luzia Feliciano fala neste livro sobre a famosa novena das pílulas e sobre a vida de Frei Galvão. Além de uma catequese sobre a oração, é um convite a ação de graças por tantos preciosos testemunhos! Conheça melhor o primeiro beato brasileiro!


 
 
 
Elaboramos esse site
com o objetivo de divulgar nossos santos.
 
 

Hospedagem e
Desenvolvimento